Ambientes nocivos.Como não se contaminar? Proteja-se 100%

group hand fist bump

Recebemos a sugestão sobre o tema “relacionamentos nada amigáveis no ambiente de trabalho” junto com muitas observações de colaboradores observando sobre formas que vem sendo tratados por colegas, alguns pelos superiores  e inúmeros ressaltando ambientes pesados, com infinitos exemplos desanimadores. Pessoas que tratam mal, que não ouvem uns aos outros, que fazem fofocas,  que destoam negativamente  o ambiente corporativo, normalmente não se veem assim, pelo contrário muitas acreditam que esta seja a forma de conseguir rendimento se tornando muitas vezes verdadeiros carrascos, resultando na Empresa uma cadeia de situações nocivas e destrutivas. Quem já não presenciou alguém sendo maltratado ou sendo alvo de fofocas, prejudicado profissionalmente por inveja ou por pura maldade?

Há quem acredite que sendo grosseiro com o outro , ou apontar os erros de forma crucial vai contribuir com sua própria ascensão , passando por cima das pessoas.

Generosidade, gentileza, educação e principalmente do bom caráter, princípios básicos que qualquer sociedade necessita para se ter harmonia e boa convivência passam longe de pessoas nocivas.

É lamentável saber que muitos ambientes de trabalho ainda recrutam profissionais nada profissionais, verdadeiras ervas daninhas ou que as mantenham atuando de forma negativa no ambiente, sem serem neutralizadas assim que detectadas.

Mais triste constatar que existem ervas daninhas como líderes ou empresários que não contribuem para a construção de equipes colaborativas, ativas e produtivas de forma positiva. Quem trabalha feliz, é valorizado naquilo que faz de melhor, é bem tratado, fatalmente renderá muito para a Empresa. Líderes, Empresários, Colaboradores deveriam passar por constantes palestras e cursos de reciclagem comportamentais. Reflexão é sempre indispensável para que se mantenha a harmonia e a interação de todos. Recebemos muitos relatos de situações horrorosas e surpreendentemente negativas que nem caberiam neste artigo, vamos citar alguns, cobranças com gritos, ameaças veladas, humilhações constantes, falta de compreensão, etc. e apesar das Leis existirem, muitos se submetem nas Empresas sofrendo, porque necessitam continuar suas vidas, suas contas a pagar, abafando a dignidade em nome do trabalho. Precisamos colocar para reflexão formas positivas de tratamento, o que cada um pode fazer para melhorar este quadro nos ambientes negativos corporativos? Uma primeira reflexão muito importante é voltar seu questionamento aos seus próprios atos, pensamentos, suas atitudes são positivas em relação ao outro? Atitudes positivas teríamos uma sociedade mais colaborativa do que competitiva.Muitos acreditam que a competitividade é algo imprescindível, só que a competitividade pode e deve vir acompanhada com engajamento de equipe para o bem comum. Nada melhor que estar numa corporação que prevalece o bem estar da coletividade, que ressalta a importância de valores tão inspiradores.

group of people in a meeting

instagram melbor relacionamentosBoa reflexão!

Você já tratou bem alguém hoje? Conta pra gente!

Seja o espelho das boas atitudes!

Seja Melbor você também!!

Texto: Rosângela Borges
Anúncios