Empreendedorismo-Você tem perfil para Empreender?

grayscale photo of computer laptop near white notebook and ceramic mug on table

Foto por Negative Space em Pexels.com

Empreendedorismo está associado ao termo “Empreender” e em vários dicionários quer dizer conseguir ou tentar fazer algo muito difícil, colocar em desenvolvimento e/ou em execução, realizar tarefas, etc. muito associado ao novo ou novas formas de realizar o que já existe.

Empreendedor: Aquele que “Empreende”, que possui capacidade de idealizar projetos, negócios ou atividades. Vejamos alguns sinônimos: Altivo, arrojado, diligente, realizador.

Para quem quer “Empreender”, é bom se inspirar nos sinônimos acima.

Independente das razões que levam uma pessoa a Empreender, temos alguns pontos a considerar na hora de embarcar nesta ideia.

Eu quero Empreender e agora_

Quero abordar pensamentos simples, que não aprendemos tão facilmente ou são pouco mencionados:

Antes de começar algo novo, saber se o seu perfil se encaixa com o você pretende realizar é o fator inicial de todos este processo.

Não existe fórmula de se descobrir uma boa ideia, mas descobrir as soluções para problemas que as pessoas passam e se você sentirá felicidade em proporcionar isto a elas, são caminhos assertivos e indicativos que seu perfil está de acordo ao segmento de escolha.

É preciso planejar, colocar no papel a ideia e fazer um levantamento e questionar a viabilidade para algo real.

Muitos negócios iniciam de forma errada por falta de planejamento. A partir de uma ideia, busca-se todas as informações sobre o segmento que foi escolhido para que se obtenha todas as informações possíveis legais e estruturais, dos estudos financeiros, das objeções e a partir daí traçar uma estratégia de ações.

Se você já iniciou um negócio e não fez planos, não pesquisou ou estudou a sua área de atuação, nem tudo está perdido, sempre há tempo de iniciar ou reiniciar processos, para mudar o quadro atual em que se encontra.

E como descobrir qual é o segmento que tem a ver com o seu perfil?

Fazendo uma análise do que realmente se encaixa com suas habilidades, vontades, sonhos e perspectivas de vida. Parece estranho falar sobre estes aspectos, se estamos falando de negócios? Tudo bem, é estranho mesmo, mas extremamente importante para que suas realizações tenham sentido em sua vida.

Fazer algo que nada se encaixa, ou que você esteja pensando porque ouviu dizer que o mercado está propício, sem parar para pensar se de fato é algo que move suas ações, pode ser um fiasco de decisão. Já ouvi histórias de pessoas que entraram num negócio porque disseram que dava dinheiro e se viram num ciclo de angustia e indecisão porque odiaram o que estavam fazendo, não se dedicaram e o negócio desandou e a pessoa perdeu dinheiro, tempo, motivação, sono e qualidade de vida.

Acreditar que o que te move é somente ganhar dinheiro, sem pensar no que realmente o faz levantar todos os dias, com garra e vontade de que a sua Empresa dê certo, empreender é mais que isto, é vibrar a cada conquista, a cada aprendizado.

É o gol no jogo de futebol!

Gollllllll

Outro caminho para se descobrir seu propósito é pensar no que as pessoas mais te procuram para ajudá-las, talvez você tenha uma habilidade que nem tenha prestado atenção ou até saiba e acredita que não seja nada do que deseja fazer a vida, mas talvez seja o momento de analisar se atendem algum nicho que seja interessante e viável. Um bom cozinheiro não necessariamente deva abrir um restaurante, mas quem sabe um curso de comida caseira?

Com o passar do tempo, vamos nos perguntando qual é a nossa finalidade de vida:  Felicidade? Todos querem e merecem. Precisamos de “tempo” para a família e amigos, para estudos, reciclagem, tempo para viagens e diversão, mas e os seus propósitos de trabalho e negócios? O que realmente te faria feliz?

Aproveite seus conhecimentos para agregar na sua escolha, acredite não são desnecessários ou inválidos, o que aprendemos ao longo da vida nos acrescenta e nos fortalece para nossas decisões.

Criatividade nos faz verdadeiros malabaristas nas descobertas do reinventar as formas do fazer, aproveite para alimentar a sua!

Buscar novas formas e caminhos para soluções de problemas coletivos de pequenos grupos, ou de problemas pontuais, são caminhos do empreendedor.

Invista no seu conhecimento e pense grande para sua Empresa.

Se identificar com algum segmento é importante, serão horas e horas de dedicação e o fator amor ao seu negócio, será fundamental para continuar acreditando no que se determinou a fazer, as adversidades acontecerão e o maior motivador para enfrenta-las será o amor pelo negócio. Os resultados nem sempre serão positivos, no mundo dos negócios muitos fatores os definem. Conhecer seu propósito é o que te moverá incansavelmente, será o alimento para enfrentar os obstáculos para oferecer o de melhor que há em “Você” através da sua Empresa.

É muito importante que o que levamos de aprendizado para o Sucesso seja repassado as outras Empresas, independente do segmento que tenham, sempre haverá situações ou obstáculos, que com este comportamento de compartilhar, isto fará com que haja uma união imbatível para superar crises,  para que haja comprometimento com o sucesso  e que o fortalecimento seja universal. Precisamos de parceiros de negócios e nos negócios, assim como temos parceiros de vida. Ninguém vive só e no mundo dos negócios este pensamento e ação se tornam cada vez mais necessários. Quem ensina, aprende e o ciclo se perpetua em ganhos para todos. Pense nisto!!!

Você empreende ou quer empreender? Já descobriu o que te move?Conta pra gente

Texto: Rosângela Borges
Anúncios